Bou para o Puorto

A separar amigos desde 1998...

'Bou para o Puorto' é uma saga sem fim: histórias de um grupo de amigos que não teimam em encontrar-se e que, ocasionalmente, o acaso teima em juntá-los...

13 Agosto 2012
De férias no Algarve.
Teresa: Oh Mãe! Porque é que de dia conduz sempre o Pai. E de noite é sempre a Mãe?

Resposta do Pai: É que o Pai vê muito mal para conduzir à noite....

22 Dezembro 2011
Foi bom estarmos juntos. Ainda que num registo de convívio diferente de outros tempos. Porque há sempre um, ou outro, ou vários de castigo para garantir que não há uma criança que se atire das escadas, que se apanhe sozinha com uma faca, que enfie uma moeda pela boca abaixo ou que ponha os dedos numa ficha elétrica.

A tia-madrinha T comentou: ‘Foi muito bom, só foi pena termos conversado pouco’. Única tia sem filhos, lá está. É uma questão de hábito…

Nós gostámos, mas os miúdos gostaram ainda mais. Gostaram tanto que nem aceitaram a proposta do tio ZR que sugeriu que lhe ligássemos quando acabássemos de jantar para irmos beber um copo.

Tio ZR que fugiste da Maçada: as crianças preferiram ficar a brincar. Fica para a próxima...

29 Novembro 2011
E depois de quase um ano aproxima-se mais uma ‘Maçada de Jantar’, ou um ‘Jantar de Massada’. É igual porque vai dar ao mesmo. Maçada porque dão muito, mas muito trabalho a combinar. Ainda tenho dúvidas que venha a acontecer naquele dia que já mora no meu Outlook. E Massada não sei bem porquê. Ah, porque uma vez calhou num italiano, será? Ou pelo enfado que estes programas provocam em ALGUNS?!?

Aguardamos ansiosamente para nos vermos sem pressas, para sabermos das novidades uns dos outros. Que as há: umas melhores e outras piores. Não que não nos encontremos ao longo do ano. Mas assim todos juntos tem o sabor de outros tempos: aqueles em que as únicas preocupações eram aulas, namorados e dinheiro para sair à noite.

Em breve lá estaremos para nos assistirmos já não a crescer, mas a partilhar preocupações, uma vez que já todos temos miúdos. Muitos! Exceto a tia-madrinha T que está cada vez melhor, que viaja cada vez mais e que nos provoca uma ponta de inveja mal assumida.

Vá, agora comecem a mudar a data e a sugerir mil outros dias possíveis. E já agora tentem encontrar um dia em que NENHUMA criança esteja com uma virose, bronquiolite, varicela, piolhos ou outra porcaria qualquer…

E que ninguém venha dizer que não vai e que ‘Bou Para O Puorto’, porque alguém já me sussurrou ao ouvido ‘Bou Para Paris’…

Por cá, já estamos em contagem decrescente!

27 Julho 2011
Após quase dois anos de silêncio, volto agora a maçar os meus amigos. A fazer uma limpeza ao e-mail (atenção que esta não é a primeira em dois anos, só guardo este blog com estima, e por isso nunca o apago) encontrei os últimos posts e achei que era altura de retomar a maçada.

É engraçado como em dois anos, nada mudou. A dificuldade em estar com os amigos mantém-se e agasta-me (!) tal e qual como antes.

O D (cheio de sorte porque a Teresinha aprendeu a dizer o nome e assim já sabemos que não é ‘Gordo’ que ela lhe chama a toda a hora), continua sempre muito ocupado.
“Eu: Como é, Domingo combinamos alguma coisa?
D: É pá, ao Domingo, lá em casa é mais S*xo…
Eu: Mas podem interromper, para nos encontrarmos?
D: Claro que sim, falamos no fim-de-semana… Até podemos combinar isso em grupo…
Silêncio Dominical…
Moral da História: acanhou-se com a história ‘do grupo’ e nunca mais disse nada… Anda fugido…”


A M, sempre muito ocupada…
“Eu: Então quando é que nos encontramos?
M: Eh pá, e tal. Isto é uma chatice porque uma pessoa não tem tempo para nada… E tal… E temos um almoço, um lanche, um jantar… E tal…
Eu: Ok, mas combinamos entre um lanche e um jantar.
M: Está bem…”
Moral da História: Chegou a casa, o D contou-lhe a história do ‘grupo’ e também se acanhou…


A tia T (que agora ganhou um ‘Tia’ antes do nome), lá vai aparecendo nos intervalos da sua agitada vida laboral e social…
“Eu: Como é hoje T? Queres passar lá em casa?
T: Eh pá. Hoje tenho massagem.
Eu: Então passa lá depois da massagem…
T: Não dá.
Eu: Mais vais jantar com o massagista?
T: É que depois da massagem fico muito cansada…”
Moral da História: a T anda em massagens maradas…


Os A, no silêncio… Ainda a A vai respondendo a uns e-mails e dando algumas notícias…
“A: O G estava doente, depois ficou o M, depois foi o G, depois o M…
Eu: Olha que engraçado. Lá em casa é igual, só mudam os nomes: primeiro a Teresa, depois eu, depois a Madalena, depois o R, depois a Madalena e agora a Teresa…”
Moral da História: só eu e a A falamos a mesma língua…


Os F, com três filhos… eu também não apareceria, quanto mais responder. Têm desculpa.

Enfim, tirando a única parte que ainda me deu algum alento e que foi a cena do ‘grupo’, esta vida continua uma maçada (!) que me agasta (!!) constantemente… Mas até cena do ‘grupo’ morreu na praia… E desde então o D nunca mais respondeu… Deve estar agastadinho de miúfa porque a Mafalda lhe deve ter dado forte e feio quando ele chegou a casa com a proposta da cena ‘em grupo’….
 
Posto isto, pergunto: é com ou sem cenas ‘em grupo’? Como preferirem…


6 Fevereiro 2009

Hoje de manhã cheguei ao trabalho cheia de sono e preguiça, mas com o alento de hoje ser sexta-feira e amanhã ter um almoço de amigos. Uma maçada (!) ter que trabalhar com esta chuva e frio…

Os meus amigos debatem-se com a desilusão da não-presença dos PSP no almoço de amanhã e eu penso como hei-de convencer o gordo a não ir para o Puorto empanturrar-se de chispe e demais iguarias colesteróicas.

A Teresinha vai ficar triste. Passa a vida a perguntar por eles. Todas as noites ela própria diz que uma colher de sopa é para o Tio Ogo (ainda não percebi se ela quer dizer o nome dele ou se quer dizer Gordo), outra para a Tia A e várias para a amiga M. Vou ter que lhe explicar que a vida é feita destas maçadas (iupi!)… E que o Tio é um gordo que só pensa em massadas (de massa mesmo) e chispe… e francesinhas! Uma pena… uma maçada (uau!).

Perante isto e com toda a desilusão, o D ainda não disse o que vai fazer ao Puorto. Quem cala consente. Do que se depreende que vai para a engorda (Quando será a matança?).

Olimpicamente (também começo a gostar de escrever esta) falando (ou escrevendo), peço desculpa pela Maçada (!!!), ó D, mas não resisto a escrever estas linhas. Mais a mais tendo uma plateia ávida de ler tanta ‘Maçada’ e que pede mais… escreve mais!

Estou contente por ser sexta-feira, por amanhã ter um almoço de amigos no qual não vou conseguir comer porque a Teresinha vai fazer do repasto um inferno (ou uma maçada!) e por todas estas oportunidades de escrever a palavra maçada (J).

D, nunca te iremos excluir desta maçada, porque gostamos muito de ti e mesmo estando no Puorto queremos que saibas de nós. Assim como nós queremos saber o quanto te andamos a maçar (que maravilha!).