terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Da pieguice e da ambição…


Porque “em cada aula que se dá, tudo pode mudar”.

Em 2012, vou lançar “mãos à obra”:

Vou explicar às minhas filhas que o Carnaval é uma tradição sem idade e sem sentido em tempos de crise. Por isso não há máscaras. Como não vão ter aulas nesse dia, vou trazê-las para o trabalho e dar-lhes uma lição de ambição: Se quiserem ser alguém na vida e fazer por este país, liguem o computador e produzam. Em quê? No que quiserem. Não têm nada para fazer? Inventem. Só têm 2 e 5 anos? Estão em boa idade de começar...

E no Natal, vou explicar-lhes que não há presentes. Estamos em crise e não há subsídios nem dinheiro. Lição: o Natal é uma data para juntar a família. O Bacalhau é caro e iguaria de outros tempos. A árvore de Natal é uma tradição laica do passado. O Pai Natal é uma raça em extinção. O menino Jesus, esse pode lá passar umas semanas, a ver se nos leva alguma esperança, já que presentes é coisa que não pode dar porque é pobrezinho.

Lamentações são coisas do passado. É preciso deitar mãos à obra e trabalhar, produzir e gerar riqueza. E essa riqueza, perguntarão elas, onde estará se trabalharmos muito? E terei se lhes responder que a ver essa riqueza a aparecer, só se for na ambição… Na ambição de cada uma delas.
E nada de pieguices! Que os tempos não estão para isso!

Sem comentários: