domingo, 7 de outubro de 2012

O Banco quê?

Comunicado publicado na Home Page do Instituto Português do Sangue, datado de 12 de setembro:

"Suspensão temporária da atividade de novas colheitas no Centro de  Histocompatibilidade do  Norte - LUSOCORD

Neste momento de reestruturação institucional no âmbito do PREMAC e na sequência da integração do Centro de Histocompatibilidade do Norte (CHN), o IPST comunica que irá ser suspensa a atividade de colheitas de novas unidades para o banco público de células de cordão, por um período previsível de 60 a 90 dias, com vista a avaliar a atividade do banco e assegurar no futuro uma maior proficiência técnica da sua atividade..."

Reestruturação? PREMAC? Período previsível?... Avaliação de risco das condições de armazenamento das células já recolhidas?...

2 comentários:

Alex disse...

No âmbito das reformas impostas pela Troika em troca da Assistência Económica e Financeira de que precisavamos, através do PREMAC (Programa de Redução e Melhoria da Administração Central)reduzem-se e fundem-se institutos e instituições.
Um exemplo é a fusão do Instituto Português do Sangue e os Centros de Histocompatibilidade, que entrou em vigor dia 1 Outubro.
No Centro de Histocompatibilidade do Norte (Porto) funcionava a LUSOCORD - banco de cordões umbilicais. Foi suspenso temporariamente, embora também já não estivesse em funcionamento, porque os seus métodos e praticas não tinham sido certificados. Depois de começar a funcionar bem, abrirá de novo. Todos ganhamos!

Miss Perfect disse...

Assim esperamos. Mas não podemos esquecer que, entretanto, há bebés que nascem... Todos os dias...